O Grupo Amil teve avanços em gestão, sustentabilidade e experiência do cliente, segundo o Relatório ESG da empresa. Com 33 mil colaboradores e 5 milhões de clientes, a companhia realizou quase 90 milhões de procedimentos médicos ao longo do ano e registrou lucro de R$ 620 milhões, enquanto investiu R$ 213 milhões em melhorias operacionais e assistenciais.
A companhia simplificou sua estrutura de comando e ampliou a integração da cadeia de serviços, com foco em processos mais eficientes e excelência no atendimento,de acordo com Renato Manso, CEO da Amil.
O relatório também destaca a criação da marca Rede Total Care, voltada à operação da rede assistencial própria do grupo. Atualmente, a rede conta com 19 hospitais e mais de 70 ambulatórios, unidades avançadas e pronto-atendimentos, agora disponíveis para outras operadoras, autogestões e clientes empresariais, segundo Anderson Nascimento, CEO da Rede Total Care.
No eixo “Cuidado com as Pessoas e a Sociedade”, o relatório detalha ações voltadas ao bem-estar dos colaboradores, desenvolvimento profissional e promoção da diversidade. Pelo sétimo ano consecutivo, a Amil manteve o selo Top Employer e foi reconhecida com o Prêmio de Excelência em Gestão de Pessoas. Em 2024, a empresa intensificou programas de saúde mental, ampliou suporte jurídico e financeiro para colaboradores e reforçou ações de inclusão, com grupos de diálogo e campanhas sobre equidade de gênero, convívio intergeracional e inclusão LGBTQIAPN+.
Do lado da experiência do cliente, a Amil implantou canais integrados de atendimento, monitoramento em tempo real e lançou o novo aplicativo Amil Clientes. As ações contribuíram para a melhora no índice NPS e para o reconhecimento externo, como o bicampeonato no Prêmio Reclame Aqui na categoria Planos de Saúde – Grandes Operações.
O relatório também apresenta práticas de sustentabilidade, com foco na redução e descarte de resíduos e materiais perigosos, e ações de responsabilidade social, incluindo a doação de insumos médico-hospitalares avaliados em mais de R$ 2 milhões para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.