A Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), um dos mais tradicionais eventos do agro no estado, terá início neste domingo (31), às 16h, no Parque Independência, no Jardim São Cristóvão, em São Luís. O evento é realizado pelo Governo do Estado e Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), com patrocínio oficial do Porto do Itaqui. A feira de exposições contará com shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e um grande leque de serviços e ações de diversos órgãos estaduais.
Este ano, a Expoema completa 65 anos e será realizada de 31 de agosto a 7 de setembro. Ao longo do período, cerca de 30 órgãos estaduais estarão presentes no Parque Independência, levando informações e serviços públicos. A exemplo de 2024, será instalado o Gabinete Itinerante, medida que aproxima a população e a gestão estadual. Graças a esta iniciativa, foi possível debater ações diretamente com os produtores rurais, resultando em decretos e projetos de lei voltados exclusivamente para o desenvolvimento do setor.
Para receber a maior exposição agropecuária do estado, o Parque Independência recebeu uma série de serviços realizados pelas equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). Todos os espaços tiveram uma atenção especial para receber melhor os visitantes e as atrações a partir deste domingo, incluindo serviços de limpeza, roçagem, poda de árvores, recuperação de estruturas, dentre outros.
Entre os órgãos que participarão da edição deste ano da Expoema estão o Porto do Itaqui, Investe Maranhão, Iterma, MOB, Agem, Aged, Agerp, IEMA, Uema, Imesc, Inmeq, Fundação Egma, Caema, além das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Comunicação Social (Secom), Indústria e Comércio (Seinc), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Trabalho e Economia Solidária (Setres), Agricultura Familiar (SAF), Desenvolvimento Social (Sedes), Pesca e Aquicultura (Sepa), Infraestrutura (Sinfra), Turismo (Setur), Governo (Segov), Segurança Pública (SSP), Educação (Seduc), Saúde (SES) e Fazenda (Sefaz).