O ritmo das matracas, pandeirões e orquestras já ecoa por todo o Maranhão com a aproximação dos festejos juninos. O evento, que garante sucesso de público e retorno econômico ao estado, está se aproximando e, para garantir que em 2025 a fórmula de sucesso continue, o Governo do Maranhão realizará o lançamento da terceira edição do Maior São João do Mundo. A ação acontecerá neste domingo (27), com intervenção artística no Rio de Janeiro, na Avenida Atlântica (Copacabana), as 10h, e na Feira de São Cristóvão, a partir das 12h, voltada para a imprensa e o trade turístico.

O evento é promovido pelas secretarias de Estado da Cultura (Secma), do Turismo (Setur) e da Comunicação Social (Secom), como parte de uma estratégia para intensificar a divulgação e fortalecer a manifestação folclórica mais tradicional do Maranhão, com o objetivo de atrair mais turistas e gerar emprego e renda.
A apresentação contará com a presença da embaixadora do São João do Maranhão, a influenciadora digital Thaynara OG, e a animação ficará por conta do Boi de Sonhos (sotaque de Orquestra) e do Boi de Maracanã (sotaque de Matraca), que irão levar ao público carioca a riqueza de ritmos, cores e encantos do folclore maranhense.
Lançamento em São Paulo
Na terça-feira (29), será a vez da capital paulista receber o lançamento da festa, no Villagio JK Eventos (Av. Pres. Juscelino Kubitschek). O evento contará com a apresentação dos Bois de Sonhos (sotaque de Orquestra) e de Maracanã (sotaque de Matraca), além de convidados especiais, que vão celebrar o encontro entre São Paulo e a festança maranhense. Antes da cerimônia, haverá uma intervenção cultural com grupos folclóricos e artistas maranhenses na Avenida Paulista, nas proximidades do vão da FIESP.
Incentivo ao turismo
O São João do Maranhão representa um forte impulsionador do turismo no estado. Durante o período festivo, há um expressivo aumento no número de visitantes, que aproveitam não apenas os arraiais, mas também as belezas naturais e arquitetônicas, como o Centro Histórico de São Luís, o município de Alcântara e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
De acordo com pesquisa do Observatório do Turismo de 2024, 84,7% das pessoas entrevistadas classificaram a programação dos arraiais como excelente ou boa, e 74% dos visitantes aprovaram a divulgação do evento. Segundo dados da CCR Aeroportos, em junho do ano passado, mais de 77 mil passageiros desembarcaram na capital maranhense em voos comerciais.
Com isso, os festejos juninos se consolidam como uma força motriz do desenvolvimento econômico, integrando cultura e turismo como pilares estratégicos.

Diversidade cultural
O São João do Maranhão se destaca nacionalmente pela diversidade folclórica e cultural que reúne, em uma grande celebração, tradições de origens indígenas, africanas e europeias.
As atrações incluem os cinco sotaques do bumba-meu-boi — manifestação cultural mais emblemática do período — além do cacuriá, quadrilhas, grupos de tambor de crioula e outras expressões populares.
As festas se espalham por todo o estado, da capital aos pequenos municípios do interior, onde o público pode acompanhar as apresentações nos arraiais, adquirir artesanato local e saborear pratos típicos da culinária maranhense, especialmente aqueles à base de frutos do mar.