Governo Confirma Entrada do Brasil no Fórum da OPEP

Economia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta terça-feira (18) que o Brasil vai ingressar como aliado no fórum da OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). A decisão foi tomada durante uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e marca o início do processo de adesão do Brasil a três organismos internacionais relacionados ao setor energético.

“O Brasil foi convidado para que nós fizéssemos parte da carta de cooperação. O que fizemos hoje foi exatamente discutir a entrada do Brasil em três organismos internacionais. Autorizamos iniciar o processo de adesão à Agência Internacional de Energia. A continuação do que foi suspenso no governo anterior, que é a adesão à Agência Internacional de Energias Renováveis. Ficou decidido: início da adesão à EIA, Irena e Opep+“, afirmou Silveira.

A entrada do Brasil no fórum da OPEP+ se dá no âmbito de uma colaboração, sem a intenção de se tornar um membro pleno da organização. Silveira ressaltou que a participação do país nas discussões da OPEP+ é fundamental, já que o Brasil é um grande produtor de petróleo, uma commodity de demanda global. “Eu também sou ambientalista, também defendo a preservação do meio ambiente”, destacou o ministro, reforçando a posição do governo brasileiro de equilibrar o crescimento econômico com a sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *