Gavião Real: Ave gigante e rara é resgatada com fratura na pata

Meio Ambiente

Um gavião-real (Harpia harpyja), considerada uma das maiores aves de rapina do mundo e símbolo da biodiversidade brasileira, foi resgatado na última terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Barreirinha (Semma). O animal, que possui uma envergadura que pode chegar até a 2,2 metros, apresentava uma fratura em uma das patas e foi encaminhado para tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus. A ave foi localizada em 8 de abril nas proximidades da Comunidade Freguesia do Andirá, no município de Barreirinha, no Amazonas.

“Em Barreirinha, não temos logística para cuidar de um animal desse porte. É uma ave rara e essa foi a primeira ocorrência do tipo registrada na cidade. Felizmente, com o apoio dos profissionais do Ibama, conseguimos garantir a segurança do animal durante o resgate”, conta.

No centro de triagem, a ave passou por avaliação clínica conduzida pela equipe técnica do Ibama. De acordo com a coordenadora da unidade, Natália Lima, além da fratura, o gavião-real chegou apático, magro e com escore corporal baixo. Um espécime saudável tem peso aproximado de 9kg.

Os médicos veterinários que o atenderam avaliam a necessidade de uma cirurgia corretiva, conforme o estado geral do animal.

“Ele está passando por exames detalhados. A decisão sobre uma eventual operação cirúrgica será tomada com base em critérios clínicos e comportamentais, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 5/2021 dos Cetas”, explicou André Gonçalves, biólogo, técnico ambiental e servidor do Ibama.

A ave permanecerá sob observação até que seu estado de saúde permita uma possível reabilitação ou encaminhamento para local apropriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *