O quarto mês do ano iniciou e a bancada do agro no Congresso (FPA) já fica em alerta por conta do Abril Vermelho, tradicional período em que as invasões à propriedades rurais organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se intensificam.
De acordo com parlamentares da oposição (PL) , este ano as ações do grupo começaram antes, mais precisamente em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, quando a Jornada de Luta das Mulheres Sem Terra começou a pressionar o governo para acelerar o repasse de terras. Neste caso, as fazendas invadidas se concentraram nos estados do Ceará, Espírito Santo e Bahia.
Reação da FPA ao MST
Parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e outras lideranças do agro brasileiro apresentaram nesta terça-feira (1) um documento que, na visão da bancada, mostra a fragilidade da relação entre a reforma agrária e o setor produtivo.
Segundo o presidente da entidade, deputado Pedro Lupion, a Frente produziu um diagnóstico sobre os fatores que ameaçam o direito à propriedade no Brasil.