Em 2018, a Ford utilizou o último Salão do Automóvel de São Paulo para mostrar um futuro SUV médio voltado para o mercado brasileiro, o Territory. O modelo ainda passou por uma avant première para a imprensa especializada logo após a mostra brasileira, o que, na época, aumentou a expectativa do lançamento ocorrer em breve.
No entanto, a apresentação oficial ocorreu quase dois anos depois, apenas em agosto de 2020. Se ele demorou para chegar, as atualizações vieram bem mais rápidas. A primeira, logo uma mudança de geração completa, ocorreu no meio de 2023. E, agora, dois anos depois, a marca lança o facelift de meio de vida.

Atualmente no Brasil uma das categorias mais variadas é a de SUV médio. Ela conta com uma diversidade grande de modelos, desde a combustão, com motor aspirado, a totalmente elétricos, passando por híbridos (plenos e plug-in) e turbinados. O Territory se enquadra neste último. E, separando apenas este tipo de modelo, ele é um dos mais baratos, ou como falamos sempre, um dos menos caros.
Mesmo com as novidades, a Ford manteve o preço dele em R$ 215 mil. Com isso, apesar da marca apontar outros, os rivais mais diretos são Volks Taos (R$ 231.990), o Jeep Compass, que na opção mais parecida, a S, custa R$ 251.990, e o ainda mais caro Chevrolet Equinox e seus R$ 279.890. O Mitsubishi Eclipse Cross (R$ 212.990) é mais barato.

O projeto do Territory sempre foi da divisão chinesa da Ford. Com o facelift de meio de vida, a marca aproximou o modelo dos demais SUVs dela pelo mundo. O destaque visual foca a dianteira, com faróis full-LED em L integrados à nova grade, que tem fundo preto com detalhes cromados e o novo logo da americana no centro.
Os para-choques dianteiro e traseiro, lanternas e rodas (de 19 polegadas e acabamento escuro cromado) também foram redesenhados. Inclusive, ele está maior, cresceu 55mm no comprimento, chegando em 4.685mm (o entre-eixos é de 2.670mm), o que otimiza ainda mais o espaço interno, principalmente para os ocupantes do assento de trás.