Em meio à queda de lucros e do valor das ações, o conselho administrativo da Tesla teria iniciado, discretamente, a busca por um sucessor para Elon Musk.
A notícia, divulgada pelo The Wall Street Journal, surge como reflexo de uma empresa em transformação, pressionada entre as ambições políticas de seu fundador e a realidade de um mercado cada vez mais competitivo.

O que diz o jornal
Há cerca de um mês, com as ações da Tesla em declínio e investidores insatisfeitos com o foco de Musk na Casa Branca, membros do conselho teriam decidido agir. Eles teriam contratado diversas empresas de recrutamento executivo para iniciar, formalmente, a busca pelo próximo CEO da fabricante de carros elétricos.
Durante reunião de atualização com Musk, o recado foi direto, segundo o WSJ: ele precisava dedicar mais tempo à Tesla e comunicar isso publicamente. Surpreendentemente, o bilionário não resistiu à solicitação, aponta o jornal. Na semana passada, após anunciar queda de 71% nos lucros do primeiro trimestre, Musk finalmente declarou aos investidores: “A partir do próximo mês, vou alocar muito mais do meu tempo à Tesla.”
O conselho teria estreitado o foco em uma grande empresa de recrutamento, segundo fontes do WSJ. Não está claro se Musk estava ciente desse suposto esforço ou se sua promessa de maior dedicação afetou os planos de sucessão.