Situado no coração do Nordeste Brasileiro, o Piauí é um estado que respira história, cultura e natureza vasta. Conhecido como a “Terra dos Carnaubais” e berço da cultura do caju, o Piauí atrai os visitantes pelas suas paisagens, que vão desde o litoral até o interior repleto de cânions, serras e sítios arqueológicos.
Além da riqueza natural, o Piauí também encanta pelos seus aspectos culturais, com festas populares, culinária típica deliciosa e um povo acolhedor e hospitaleiro.
Onde fica e como chegar no Piauí?
Localizado na região Nordeste do Brasil, o estado do Piauí faz divisa com o Maranhão (ao oeste), Ceará (a norte), Pernambuco (a sul) e Bahia (a sudeste). Sua capital é Teresina, conhecida como a “Cidade Verde”, devido à sua grande quantidade de áreas verdes.
Como chegar:
Para chegar ao Piauí, você pode optar por voos diretos para Teresina, capital do estado, que possui um aeroporto internacional com voos regulares de diversas partes do Brasil.
Além disso, é possível acessar o estado por meio de ônibus interestaduais ou carros particulares, utilizando as principais rodovias que conectam o Piauí aos estados vizinhos.
Qual a melhor época para ir ao Piauí?
O clima no Piauí é predominantemente tropical, com temperaturas elevadas (28º a 34º) durante a maior parte do ano. A melhor época para visitar o estado vai de junho a setembro, período em que as temperaturas são mais amenas e há menor probabilidade de chuvas.
No entanto, se você busca aproveitar as festas populares, como o Carnaval e o São João, os meses de fevereiro a junho são ideais.
Documentos necessários:
Para visitar o Piauí, brasileiros precisam estar portando documento de identificação oficial com foto, como RG ou CNH.
O que fazer no Piauí ?
Com tantos lugares incríveis para conhecer no Piauí, montamos um roteiro de 5 dias para você aproveitar ao máximo sua viagem por essa região cheia de descobertas.
Desde praias paradisíacas até sítios arqueológicos, cada dia oferece uma experiência única e memorável.
Então, se prepare para conhecer as maravilhas naturais, culturais e históricas que o Piauí tem a oferecer. Sem mais delongas, vamos embarcar nessa jornada!

São Raimundo Nonato – a 500 km ao sul de Teresina, ali encontra-se o Parque Nacional da Serra da Capivara, um tesouro histórico e natural, não apenas para o Brasil como para toda a América. Ali foram encontrados vestígios da presença humana tão antigos que foram capazes de mudar o que até então era ensinado nos livros de História sobre como os primeiros humanos chegaram no continente.
Há nada menos que 30 mil pinturas rupestres que foram deixadas pelos nossos antepassados nas formações rochosas. Elas fazem parte da maior concentração de sítios arqueológicos já encontrados no mundo.

Ó único Delta em mar aberto das Américas – Delta do Rio Parnaíba.
No limite com o estado do Maranhão, está um dos principais pontos turísticos do Piauí: o Delta do Parnaíba. Essa é uma formação geográfica que só é encontrada no nordeste brasileiro, no Egito e no Vietnã. Existe um roteiro muito procurado que passa pela região, chamado Rota das Emoções, contemplando os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. No Delta do Parnaíba, você tem a oportunidade de avistar e se banhar em um arquipélago com cinco diferentes saídas para o mar.

Praia de Barra Grande – Capital Mundial do Kite surf.
Definitivamente a praia mais bela do Piauí, Barra Grande é uma pequena vila de pescadores na costa do Estado do Piauí, distante, 450 km de Fortaleza-CE e 380 km de Teresina-PI. O lugar oferece uma atmosfera remota e relaxada e a principal atividade diária do local é a pratica do Kitesurf que oferece condições incríveis. Além disso é possível fazer o passeio do cavalo-marinho. A é vila um pouco longe dos grandes centros urbanos, porém, a BR-402 oferece belíssimas paisagens que acompanham quem se aventura a chegar até lá e fazer valer a pena a viagem. Imensas dunas, veredas, buritizais e trechos à beira mar fazem do trajeto um espetáculo à parte.

Esperantina – Cachoeira do Urubu
Outro dos pontos turísticos do Piauí imperdíveis no seu roteiro de viagem é o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu. Esse é um verdadeiro paraíso de quedas d’água e formações rochosas. Uma dica é visitar o local entre os meses de janeiro até abril. É nesse momento que o volume das águas se mostra maior, além de permitir a observação da piracema.

Parque Nacional de Sete Cidades – Piracuruca
O Parque Nacional das Sete Cidades fica localizado numa região que mescla os biomas do cerrado e da caatinga. Ele reúne sete grupos rochosos que são grandes monumentos esculpidos pela própria natureza. Muitos turistas se impressionam com as figuras humanas, de animais e símbolos que os ventos e as chuvas formaram. Além disso, há mirantes, lagoas para se refrescar e pontos com pinturas rupestres.

Praia da Pedra do Sal – Parnaíba
Você prefere uma praia de águas mansas? Pode encontrar na Praia da Pedra do Sal! Ou quem sabe um mar de ondas fortes para praticar surf e outros esportes? Pode encontrar ambas na Praia da Pedra do Sal também! Esse ponto do litoral do Piauí tem um morro de pedras que divide a praia em duas partes, uma mais calma e outra de mar revolto. Ou seja, atende a todos os gostos.
Bem vindo ao Piauí. Bienvenue. Bienvenuto. Bienvenidos. Welcome. Wilkomen. 歡迎
Huānyíng.