O prefeito Evandro Leitão participou, nesta sexta-feira (1º/8), da abertura do semestre letivo na Escola Municipal Cristo Redentor, localizada no bairro de mesmo nome. A unidade faz parte do conjunto de 71 escolas que recebem climatização em agosto, dentro da política municipal de universalização da climatização na rede pública, que terá 100% das unidades contemplados até 2028.
O retorno às aulas também marcou a reformulação do cardápio escolar. Com a inclusão diária de proteínas, a merenda passa a oferecer o tradicional “pratinho cearense”, valorizando a cultura regional na alimentação dos alunos.
Além destas, o prefeito Evandro destacou outras melhorias implementadas na educação municipal por meio do programa Fortaleza Educa.

“Desde que assumimos a Prefeitura de Fortaleza, temos buscado melhorias para toda a rede de educação. Fortaleza foi a primeira capital do Brasil a anunciar o reajuste do piso dos professores. Ampliamos o número de vagas em creches. Reformulamos o cardápio escolar com acompanhamento de nutricionistas e estamos investindo fortemente na climatização das unidades. Antes, apenas 15% das escolas eram climatizadas; agora, já alcançamos 30%, com 71 novas unidades”.
Evandro ressaltou a reformulação do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed). A partir de 2026, a premiação será destinada aos profissionais da escola vencedora, independentemente da disciplina ou da série em que lecionam. Cada profissional premiado receberá R$ 5 mil.
“Estamos também ampliando a valorização dos profissionais da educação. Antes, apenas as escolas eram premiadas. Agora, vamos premiar professores, diretores e servidores, como forma de reconhecimento e incentivo ao comprometimento com os resultados”, concluiu Evandro.