Cinco pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente que ocorreu nesta segunda-feira (31) em uma mina de carvão em Degaña, nas Astúrias, informaram os serviços de emergência desta região com longa tradição de mineração no noroeste da Espanha.
“Cinco pessoas morreram e quatro ficaram feridas no acidente registrado em Cerredo, Degaña”, anunciou o 112-Asturias em um comunicado.
Não há mais desaparecidos, informaram as autoridades.
Grisu é um gás cujo principal componente é o metano. É produzido em minas de carvão e, quando misturado ao ar, torna-se inflamável e produz explosões violentas.
“A polícia judiciária já está investigando o que aconteceu, já estão no local”, acrescentou Lastra.
“Os cinco mortos são moradores da província de León e têm entre 32 e 54 anos”, explicou a Delegação do Governo na rede social X.

As famílias dos trabalhadores esperavam nos portões da mina. “Não posso! Quero morrer com ele!”, gritou uma mulher que perdeu o marido, segundo o jornal asturiano El Comercio.
O irmão de outro falecido disse ao jornal que seu pai foi garimpeiro e tentou desestimular o filho a seguir o ofício.
Quanto aos feridos, segundo o 112, são cinco homens, com idades entre 36 e 47 anos, um deles com “politraumatismos graves”. Foram transportados para hospitais locais, dois deles de helicóptero.