Escola pública do Ceará vence prêmio nacional e vai receber R$ 50 mil 

Educação

Realizada por duas estudantes de Ensino Médio, a pesquisa agraciada criou uma substância biodegradável capaz de auxiliar na produção agrícola.

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará, foi a grande vencedora da 3ª edição do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (Piec). O concurso de âmbito nacional visa reconhecer e fomentar projetos inovadores na educação básica brasileira.

O grande destaque dessa edição foi a pesquisa intitulada “Síntese de novos polímeros para aplicações agrícolas e ambientais a partir de resíduos agroindustriais”. Desenvolvida pelas estudantes Ana Júlia Nascimento e Mariane Morais, a iniciativa criou uma maneira de transformar restos de frutas em um material biodegradável, no intuito de reduzir o desperdício de alimentos naturais e contribuir para a agricultura familiar de Cascavel.

A escola ainda receberá o “Laboratório Legado”, um incentivo financeiro no valor de R$ 50 mil em equipamentos e demais recursos para alavancar o progresso científico escolar. O anúncio aconteceu no último dia 30 de junho. As informações são do Governo do Ceará. 

Como foi desenvolvido o projeto?

A pesquisa se utilizou de microorganismos benéficos ao ser humano para formular um material sustentável, o biopolímero, com estrutura semelhante aos plásticos, mas compatível com o meio ambiente.

Para testar a viabilidade do projeto, as estudantes utilizaram do mesocarpo do maracujá para formular o material biodegradável. Isso fez com que novas plantas fossem obtidas nas aplicações agrícolas onde a substância foi implementada.

O sucesso da pesquisa é baseado no conceito de economia circular, já que resíduos orgânicos destinados a descarte são reutilizados para a promoção de novos frutos.

A substância também foi empregada na formação de barreiras de proteção para repelir pragas de plantações.

Animada por estar à frente de uma premiação tão importante, a estudante Ana Júlia Nascimento destacou o quanto a pesquisa a ajudou a desenvolver um olhar mais humanizado para as questões sociais de Cascavel.

Para a professora Heloina Capistrano, que acompanhou as alunas na produção do projeto, os resultados podem contribuir não somente para comunidade do município, mas também para um grande gama de aplicações agrícolas familiares em todo o Ceará.

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