A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes abre, nesta segunda-feira (30), inscrições para a segunda turma do Curso de Preservação Audiovisual. Voltada para pessoas interessadas em conservação e restauração de produções em áudio e vídeo, a formação possui 20 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas via formulário on-line até o dia 19 de julho no site da Vila das Artes.
O curso é mais uma iniciativa de fomento à cultura da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
O projeto está em consonância com as metas do Plano Nacional de Preservação Audiovisual, documento publicado pelo Governo Federal em junho de 2024, cujo propósito é fortalecer a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro.
A proposta da formação, realizada pelo Núcleo de Formação em Audiovisual, é articular a interação entre a teoria e prática da preservação audiovisual, contribuindo na conservação de materiais cinematográficos cearenses, como também das produções realizadas pelas turmas da Escola de Audiovisual.
Para se inscrever, é necessário ter 18 anos ou mais e ser concludente do Ensino Médio. O curso tem duração de três meses, com 150h/a. As aulas terão início no dia 1º de agosto e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h, em formato híbrido – com opção de participação presencial, na Vila das Artes, ou de forma remota, via Google Meet.
Ao longo do curso, os alunos participarão de três módulos formativos. São eles: História, Conceitos e Práticas; Formatos de Preservação; Prospecção de Acervo; finalizando com um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 30% reservadas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis); e 20% para estudantes de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). As demais vagas serão preenchidas pelo público geral.
A seletiva ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira a verificação da inscrição, na qual serão analisados os documentos exigidos no edital; já a segunda envolve a avaliação do vídeo de apresentação, da carta de intenção e do currículo artístico. Todo o processo de avaliação dos candidatos será conduzido por uma comissão de seleção, responsável por classificar as candidaturas por meio de um sistema de pontos.
O resultado parcial será divulgado no dia 12 de agosto. Após esta divulgação, as pessoas não selecionadas poderão apresentar recurso nos dias 13 e 14 do mesmo mês. O resultado final será publicado em 18 de agosto. Todas essas etapas estarão disponíveis no site da Vila das Artes.