Governador participou de agenda com embaixador Juliano Féres, com o professor e economista José Roberto Afonso, com a diretora de Desenvolvimento de Negócios do Porto de Antuérpia e ainda com representantes da TUMO.
Neste sábado, 5, segundo dia da missão internacional à Europa, o governador Rafael Fonteles definiu, em Lisboa, Portugal, parcerias entre o Governo do Piauí e o país europeu nas áreas de educação, saúde e infraestrutura — com destaque para o Porto Piauí.
A primeira agenda foi com o embaixador Juliano Féres, representante do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organismo internacional que reúne nações unidas pela língua portuguesa, com foco na cooperação multissetorial.

No encontro, Rafael alinhou os próximos passos para a internacionalização do Piauí Saúde Digital. No início de junho, uma comitiva de seis países de língua portuguesa esteve no Piauí para conhecer de perto o programa. “O Piauí Saúde Digital é reconhecido como referência em inovação na atenção primária à saúde”, afirmou o governador.

Rafael também se reuniu com o professor José Roberto Afonso, economista e pesquisador da Universidade de Lisboa, com quem conversou sobre inovação na gestão pública e estratégias para reduzir desigualdades com mais eficiência.
Próximas agendas
Os próximos países da missão são Espanha e Suíça. Em Madri, Rafael Fonteles participará de Conferência ICEX. No evento, voltado aos setores de infraestrutura e serviços logísticos e energia renovável, Rafael vai apresentar os projetos estruturantes do Estado do Piauí compostos no Green Industrial Logistics Cluster — iniciativa que integra os empreendimentos do Porto de Luís Correia e do Canal Fluvial do Parnaíba, voltados à ampliação da infraestrutura portuária, fluvial e logística regional.
Em Genebra, na Suíça, o governador do Piauí celebrará um acordo de cooperação com uma empresa europeia na área de crédito de carbono.