Dono da Barão Veículos é preso

Polícia

O empresário Josimar Barbosa de Sousa, proprietário da Barão Veículos, foi preso na manhã desta quarta-feira (3) em Teresina, durante a terceira fase da Operação Barão Vermelho, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco/MA). A ação tem como foco desarticular um sofisticado esquema de lavagem de capitais ligado a organizações criminosas.

Além da prisão de Josimar, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão preventiva. De acordo com o delegado Ricardo Herlon, do Gaeco de Timon, as investigações identificaram movimentações financeiras suspeitas entre a Barão Veículos e outras empresas e pessoas físicas, inclusive alvos já investigados pela DENARC-PI.

Josimar não é um novato no noticiário policial. Ele já responde a processo na Vara de Delitos de Organização Criminosa do Piauí por lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Em janeiro, o Ministério Público denunciou o empresário, o namorado da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), Alandilson Cardoso Passos, e mais 15 pessoas como integrantes da facção Bonde dos 40.

A denúncia envolveu também familiares de Josimar, acusados de falsidade ideológica por emprestar seus nomes a empresas de fachada, enquanto ele controlava as operações financeiras. Segundo o Ministério Público, esses negócios eram usados para ocultar recursos provenientes do tráfico de drogas e justificar patrimônio incompatível com a renda declarada.

A Barão Veículos, localizada na Avenida Barão de Gurguéia, zona sul de Teresina, já havia sido alvo em março de 2023, durante a primeira fase da Operação Barão Vermelho. Na ocasião, a empresa foi interditada, e na residência de um gerente foram apreendidos veículos de luxo, uma arma de fogo e joias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *