O deputado estadual Alan Lopes (PL) tem se consolidado como uma figura de destaque na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), liderando uma série de investigações que desmantelaram esquemas de corrupção enraizados no estado. Seu gabinete, conhecido como “gabinete do pesadelo”, é composto por uma equipe técnica de elite, incluindo auditores, especialistas em licitações e orçamento, além de criminalistas e advogados peritos em Direito Administrativo e até delegados de polícia.
Lopes, como presidente da Comissão de Educação, garantiu 100% de aproveitamento nestes dois primeiros anos de mandato, assegurando que nenhum Projeto de Lei que passou por aquela Comissão contivesse as usuais armadilhas ideológicas frequentemente propostas pela esquerda. Também desmantelou a “máfia da merenda”, identificando empresas que há décadas formavam um cartel no fornecimento de alimentos para escolas públicas.
Além disso, Alan denunciou a licitação descabida da Secretaria de Administração Penitenciária, SEAP, que objetivava a aquisição de equipamentos eletrônicos, como TVs smart, PlayStation e óculos de realidade virtual, em escolas do sistema prisional, resultando na suspensão do projeto pelo governo estadual.