Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros instalado embaixo do mar a uma profundidade de 21 metros, o primeiro túnel imerso do Brasil será construído no litoral de São Paulo. A estrutura vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, e as duas margens do Porto de Santos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Tarcísio de Freitas participaram na manhã desta quinta-feira (27), em Santos, do lançamento do edital de concessão do Túnel Santos-Guarujá.
A estrutura tem investimento estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre governo do estado, governo federal – por meio do Ministério de Portos e Aeroportos – e a iniciativa privada, que será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.
Incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), o túnel será a maior obra do programa federal e deve trazer mais agilidade e segurança no deslocamento entre os dois municípios. A construção será executada por meio de parceria público-privada (PPP).
O leilão está previsto para ocorrer em 1º de agosto deste ano e o empreendimento deve gerar 9.000 empregos diretos e indiretos.