Consórcio Nordeste se reúne com Lula para discutir tarifaço de Trump

Economia

Os governadores do Consórcio Nordeste marcaram uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana para discutir os efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras. Os governadores do Consórcio Nordeste marcaram uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana para discutir os efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras. A princípio, a medida que entra em vigor a partir de 1º de agosto, estabelece uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros. Dessa forma, afeta diretamente setores estratégicos da região Nordeste.

A reunião ocorrerá em Brasília, nos dias 5 e 6 de agosto, e contará com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin e da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Ao mesmo tempo, o objetivo é traçar estratégias para minimizar os impactos econômicos e buscar alternativas comerciais.

Quais os estados do Nordeste mais afetados pelo tarifaço de Trump?

De acordo com dados do Comex Stat, sistema oficial de comércio exterior, os estados da Bahia, Maranhão e Ceará são os que mais exportam para os EUA na região Nordeste. Entre os setores mais impactados estão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *