Um candidato a vereador em Baturité (CE) de nome Valbert Furtado Rabelo filiado ao PRD foi preso ontem, quarta-feira (18) . Ele é um dos 61 candidatos nas eleições deste ano com mandados de prisão em aberto, de acordo com a justiça.
Conhecido como “Rabelinho”, ele foi condenado de forma definitiva pela Justiça de Pernambuco em um processo sobre roubo e associação criminosa, segundo o Banco Nacional de Mandados de Prisão, e teve mandado de prisão expedido contra ele em maio de 2023.
Pela Lei da Ficha Limpa, condenados por roubo, e outros atos ilícitos, não podem concorrer às eleições.
Valbert conseguiu se candidatar a vereador na eleição deste ano, porque apresentou certidões negativas da Justiça estadual e da Justiça Federal no Ceará, onde concorre, e a legislação não exige o envio de certidões de outros estados, entretanto, diante do pente fino da justiça eleitoral, os “ficha suja” começam a aparecer.
Outros candidatos, a prefeito e vereador, com processos em aberto, transitado em julgado, tendo condenação judicial, estão sendo detectados e impedidos de se candidatar. O impedimento pré eleição leva à inelegibilidade, se detectado pós eleição susta a diplomação.