A Companhia Porto Piauí assinou, nesta terça-feira (9), uma carta de intenção bilateral com a gigante China Merchants Port – CMPort (Porto Mercante da China), empresa subsidiária do China Merchants Group (Grupo de Comerciantes da China). O acordo foi firmado na sede da empresa em Zhangzhou, no distrito de Fujian.
O grupo foi fundado em 1872 e é uma das mais antigas e tradicionais empresas chinesas. A empresa tem vasta experiência no desenvolvimento de portos. No Brasil, controla mais de 85% do Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), por meio da CMPort.

Além de assinar a carta, o presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, visitou a Zona de Desenvolvimento de Zhangzhou, uma área portuária na costa sudeste da província de Fujian onde a CMPort está construindo quatro terminais portuários, com oito berços para operar cargas de tipos diferentes.
“Assinamos uma carta de intenção bilateral com eles depois de uma visita muito importante para conhecer esse desenvolvimento portuário que eles fazem e levar, com esse acordo de cooperação, novos projetos para o nosso porto. É o começo de uma jornada junto com a CMPort e a Porto Piauí”, comentou Raimundo Dias.

Segundo o presidente, a intenção com a assinatura da carta é fazer intercâmbio técnico para o desenvolvimento da infraestrutura portuária e do parque industrial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, além de conseguir mais investimentos para o Porto Piauí.
“Vamos avançar nos planos de trabalho, nas cartas de intenção de investimentos, para apresentar a eles um plano de investimentos no Porto Piauí”, explicou Raimundo Dias.