“Pertencimento”, “inclusão social”, “revolucionário”: esses são alguns dos termos usados por moradores da cidade de Caconde, no interior de São Paulo, após terem acesso à internet — o que só aconteceu em 2021. No Piauí, o sinal NET começa a chegar agora, empresas como a ITT NET expandem seu sinal para mais de 80 municípios piauienses, o que possibilita o avanço da informação para fortalecer o plantio, atender o rebanho com as decisões certas.
Para o agricultor, não importa a cidade ou região, a internet não é apenas para entretenimento ou trabalho, ela também é fundamental para a segurança, a saúde e para o seu aprimoramento, aponta Aziz Galvão, professor na Universidade Federal de Viçosa no Ceará (UFV-CE).
O uso de internet no campo é importante, inclusive, para a sustentabilidade. Existem aplicativos que orientam o produtor sobre a dose certa de agrotóxicos, evitando desperdícios e reduzindo a poluição.
A falta de conectividade não foi (nem é) exclusiva de Caconde. Em 2024, 15% dos domicílios rurais brasileiros ainda não tinham acesso à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Piauí esse número sobe para 50%. Agora, as Prefeituras devem se engajar para atenderem o desenvolvimento regional mediante a informação precisa.