Nesta quarta-feira (27), às 19h, a Coleção Mosaico, assinada pelo estilista Kallil Nepomuceno em cocriação com artesãs do programa Reciclocidades da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), estreia no Circuito Nacional Fashion Week, durante a 3ª edição do Rio Grande do Sul Fashion Week, no Espaço Multiverso – Cais Embarcadero, em Porto Alegre.

O projeto, que une moda, saneamento, responsabilidade socioambiental e protagonismo feminino, viaja pelo Brasil depois de ser aclamado internacionalmente na Santander Fashion Week, na Colômbia. “Agradeço à Cagece por me proporcionar esse caso de amor com o projeto Reciclocidades, mostrando que a sustentabilidade na moda é o futuro”, declara Kallil Nepomuceno.
A coleção percorrerá oito estados brasileiros em uma série de desfiles com objetivo de sensibilizar o mercado para práticas mais conscientes de produção e consumo de moda. “Nós estamos muito felizes e orgulhosos com os desfiles da coleção Mosaico no Circuito Nacional Fashion Week e cada vez mais impressionados com a repercussão que esse projeto vem ganhando, porque traz uma forma diferente de comunicar algo tão urgente sobre as nossas responsabilidades com o meio ambiente”, destaca Samara Silveira, coordenadora de Responsabilidade Social da Cagece.

Criada a partir de materiais reaproveitados, a coleção representa um futuro possível para uma moda mais colaborativa, consciente e inclusiva. Para Lu Palhano, assistente de sustentabilidade da Cagece, a participação no circuito nacional consolida ainda mais o impacto do projeto. “É uma felicidade imensa levar essa mensagem da moda como vitrine do saneamento para outras capitais do Brasil. A participação do Kallil e da companhia no Circuito Nacional é uma consolidação do nosso trabalho que nos traz a sensação de dever cumprido”, afirma.
Além dos desfiles pelo Brasil, a Coleção Mosaico já tem presença confirmada na Semana de Moda do Chile, em novembro deste ano, ampliando ainda mais o alcance internacional da parceria entre Kallil Nepomuceno e Cagece.