Depois da quarta derrota eleitoral para a presidência da República, em 2022, o ex-ministro Ciro Gomes (Ex-PDT) passou a declarar que não seria mais candidato a nada, a nenhum cargo – muito embora tentasse manter a influência nacional através de uma newsletter, palestras e entrevistas a jornais. Nos últimos meses, porém, conversas de bastidores revelam um movimento de Ciro para a disputa estadual. Ele, no entanto, seguia publicamente defendendo o nome do ex-prefeito Roberto Cláudio (sem partido) para a empreitada de 2026. O cenário, contudo, foi mudando.
No aniversário de Roberto Cláudio, em Capistrano, Ciro, pela primeira vez, falou à imprensa sobre a possibilidade de se candidatar, e aos aliados passou mensagem, em discurso, de que iria “encarar” o desafio, qualquer que fosse. No mesmo evento, porém, disse que os partidos tinham outros nomes com mais energia e que ele poderia ajudar de outra forma.
Quem conversa com aliados do ex-governador ouve de quase todos eles o desejo de que Ciro seja o candidato do grupo. É uma questão pacificada e que agora dependeria de um movimento concreto dele. Pode ser, ou não ser, pelo PSDB-45.