Ciclone pode ter causado onda de 15 metros, a maior já surfada no Brasil

Esportes

A Laje da Jagua, conhecida como a Nazaré Brasileira, localizada em Jaguaruna (SC), pode bater o próprio recorde de maior onda surfada do Brasil, que atualmente está em 14 metros, segundo a Big Waves Brasil (BWB).

Duas ondas pegas em 30 de julho, durante a passagem de um ciclone extratropical na costa brasileira, estão na disputa e podem ter passado de 15 metros, explicou Thiago Jacaré, idealizador da BWB e coordenador nacional de Surf de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Marco Polo e o ex-BBB Lucas Chumbo, os dois surfistas que concorrem, se deslocaram até a Laje da Jagua ao saber da previsão de ondas gigantes, que era divulgada inclusive por órgãos que monitoram as condições de tempo no estado, como Epagri/Ciram e Defesa Civil, por causa do ciclone.

Quem analisa a possível quebra de recorde é o oceanógrafo Douglas Nemes, doutor em engenharia costeira e especialista em mecânica das ondas, a pedido da BWB. O resultado deve ser divulgado nos próximos dias.

“Ao longo de mais de duas décadas, desenvolvi técnicas próprias para medição, qualificação e análise da quebra de ondas, sempre com rigor científico. Além disso, por também ser surfista e ex-competidor, consegui unir a vivência prática no mar à precisão acadêmica”, comentou Nemes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *