Chove forte em quase todo Ceará. Em Fortaleza, a situação é semelhante. No Bairro Genibaú, vídeos mostram as ruas totalmente alagadas após o canal da região transbordar.
O nível da água na região subiu rapidamente e uma família precisou ser retirada de casa com a ajuda de vizinhos. Já no Bairro Lagoa Redonda, é difícil transitar pela rua, também inundada. A água invadiu casas.
No município de Novo Oriente, moradores precisaram acordar para salvar seus comércios invadidos pelas águas. A situação se repete em outras cidades, como Aracoiaba, Irauçuba, Maracanaú e mais.
Nas últimas 24 horas choveu em mais de 60 municípios do Estado. As maiores precipitações ocorreram em São Gonçalo do Amarante (142 mm), Fortaleza (108 mm) e Novo Oriente (103,5 mm). De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão é de uma terça-feira (4) chuvosa. Confira:
Noite: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva isolada no Litoral Norte, na Ibiapaba, no sul do Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e na Jaguaribana.
Manhã: Céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva isolada no Litoral de Fortaleza, no Litoral do Pecém, no Maciço de Baturité e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, há baixa possibilidade de chuva isolada.
Tarde: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva isolada no Litoral Norte, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité e no norte das macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de severidade “perigo” para 22 cidades do Ceará. De acordo com órgão, o aviso tem validade até a manhã desta terça-feira (4).
Segundo o Inmet, a intensidade das chuvas nas cidades citadas traz risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A região mais afetada será o noroeste cearense, englobando municípios do litoral norte, da Serra da Ibiapaba e aqueles próximos à divisa com o Piauí.