A China decidiu suspender a compra de carne bovina de três frigoríficos brasileiros nesta segunda-feira (3), após constatar que os estabelecimentos não cumpriram os requisitos sanitários exigidos pelo país asiático. A suspensão afeta unidades da JBS, Frisa e Bon Mart, localizadas em Goiás, Minas Gerais e São Paulo, respectivamente.
De acordo com a Administração-Geral de Aduanas da China (GACC), as auditorias remotas realizadas em diferentes países, incluindo Brasil, Argentina, Uruguai e Mongólia, identificaram não conformidades nos requisitos chineses para o registro de estabelecimentos estrangeiros. As autoridades chinesas destacaram que, para garantir a importação, é necessário o cumprimento total das normas sanitárias específicas.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) informou que as empresas afetadas já foram notificadas. Além disso, a Abiec ressaltou que está em andamento uma negociação com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as autoridades chinesas para resolver rapidamente a situação.