Chevron causa vazamento de petróleo no RJ.

Meio Ambiente

A petroleira americana Chevron venceu a Petrobras em disputas por blocos na Margem Equatorial e se tornou a operadora com maior número de áreas exploratórias deste último leilão para a região. Em meio à luta acirrada da companhia brasileira para garantir licenciamento ambiental para perfurar na nova fronteira, as gigantes americanas roubaram a cena do certame que triplicou a área sob concessão de petroleiras na Foz do Amazonas.

Em consórcio com a chinesa CNPC Brasil, a Chevron arrematou nove blocos na Foz do Amazonas. Já a Exxon Mobil, da marca Esso no Brasil, conseguiu a concessão de cinco áreas, como operadora em consórcio com a Petrobras. A companhia brasileira, por sua vez, também ficou com cinco blocos para operar, em parceria com a Exxon. 

Foram arrematados 40% dos 47 blocos ofertados na nova fronteira exploratória — mais que triplicando a área concedida na Foz do Amazonas de 5,7 mil km² para 21,9 mil km².

O governo brasileiro leiloou para petroleiras nesta semana concessões de cerca de 16,3 mil quilômetros quadrados na Foz do Amazonas, uma região sensível alvo de polêmica e resistência de ambientalistas.

Companhia que mais arrematou neste leilão da ANP áreas na Foz do Amazonas, a Chevron possui um portfólio no Brasil que inclui 17 blocos exploratórios localizados nas bacias de Campos e Pelotas. 

A empresa foi multada em centenas de milhares de reais no começo da década passada por um expressivo vazamento de petróleo na bacia de Campos. As autoridades concluíram que o poço por onde escapou petróleo não estava bem revestido para suportar a pressão e que houve erro da petroleira. A Chevron disse nos primeiros dias de vazamento que havia no local uma exudação natural e que não tinha responsabilidade pelo incidente.  Uma denúncia da Reuters a partir de um relatório da ANP, contudo, deu visibilidade ao caso e posteriormente a petroleira assumiu a responsabilidade pelo vazamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *