Casa minúscula no Japão impressiona por aproveitamento de espaço

Estilo de Vida

Uma casa construída em Nakano, na região metropolitana de Tóquio, é a prova de como é possível aproveitar bem espaços pequenos nas cidades grandes.

Projetada pelo escritório Kominoru Design, a casa, que tem apenas 30 m² e três andares, foi construída em um terreno de esquina. 

A casa foi finalizada em 2024, feita em estrutura de madeira, com algumas vigas e colunas deixadas à mostra.

De acordo com as regras locais, por estar em uma esquina, é permitido ocupar até 80% do terreno, desde que sejam seguidas normas contra incêndio. Mesmo em bairros densos, as casas costumam ser projetadas com cuidado para preservar a privacidade. Muitas não têm janelas voltadas diretamente para a rua ou para as casas vizinhas.

Com soluções inteligentes e um design bem pensado, essa pequena casa em Tóquio mostrou que é possível viver com conforto mesmo em espaços reduzidos. Diferente de muitos países, onde casas são construídas para durar gerações, no Japão é comum que casas sejam demolidas e reconstruídas após 30 ou 40 anos. Isso ocorre pois o valor está mais no terreno do que na construção em si. Por isso, a maioria das casas se desvaloriza com o tempo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *