Os principais temas abordados foram saneamento básico, enfrentamento à violência contra a mulher, comunicação assertiva, editais públicos e captação de recursos.
O primeiro dia da sexta edição do Diálogos pelo Piauí, nesta quinta-feira (31), em São Raimundo Nonato, foi marcado por uma série de capacitações temáticas voltadas à qualificação de agentes públicos, lideranças comunitárias e profissionais da região. Os principais temas abordados foram saneamento básico, gestão de resíduos sólidos, enfrentamento à violência contra a mulher, comunicação assertiva, acesso a editais públicos e captação de recursos por meio das leis de incentivo à cultura.
Ao longo do dia, foram ofertadas seis capacitações, divididas entre os turnos da manhã e da tarde. Pela manhã, foram realizados os cursos: Protocolo Ei, Mermã, Não Se Cale!, voltado à prevenção e enfrentamento da violência contra mulheres; MULTIMRAE – Formação de Multiplicadores sobre a Concessão na Microrregião de Água e Esgoto do Estado do Piauí; Encerramento dos Lixões e Gestão de Resíduos Sólidos; e Como Concorrer a Editais Públicos. No período da tarde, mais dois temas foram trabalhados: Técnicas em Comunicação Assertiva; e Captação de Recursos através das Leis de Incentivo à Cultura.

A oficina Técnicas em Comunicação Assertiva foi uma das mais procuradas. A ministrante do curso, Juliana Gomes, explicou que o conteúdo foi elaborado especialmente para quem atua diretamente com a população em espaços comunitários. A capacitação abordou técnicas de verbalização, comunicação corporal e escuta ativa, com o objetivo de fortalecer a atuação de quem se comunica com grupos e instituições.
“Esse curso é voltado para lideranças. É uma forma de facilitar o trabalho dessas lideranças perante a comunidade, trazendo técnicas de comunicação de forma mais assertiva para que o trabalho flua e traga êxitos dentro dos objetivos e dos projetos”, destacou Juliana.

O assistente social José Antônio participou das discussões sobre comunicação, mas também da capacitação Como Concorrer a Editais Públicos. Para ele, o evento representa uma oportunidade concreta de aprendizado e fortalecimento comunitário.
“Participei de duas capacitações. Na comunicação assertiva, aprendemos técnicas para nos comunicarmos melhor com nossas comunidades e dialogarmos sobre os serviços. Na outra dialogamos sobre os editais vigentes, as perspectivas, e sugerimos a criação de uma plataforma do Governo do Estado para divulgar esses editais. Foi um pedido coletivo da turma ao governador, para que mais comunidades tenham acesso e consigam viabilizar projetos que transformem o nosso estado”, avaliou o assistente social.
Diálogos pelo Piauí
A programação do Diálogos pelo Piauí segue até sábado (2), com a realização da Feira de Serviços, instalada na Praça do Gavião, onde serão ofertados mais de 70 atendimentos gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, educação, assistência social, cultura, habitação, crédito e agricultura familiar. Também fazem parte da agenda as Oficinas Técnicas de Revisão do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024–2027. O encerramento acontece com a plenária geral no campus do IFPI, com a presença do governador Rafael Fonteles.