Câncer: Produção da Fiocruz em Eusébio deve reduzir custo de medicamentos

Ceará

O Ceará deve produzir o princípio ativo para medicamentos de alto custo em um novo complexo tecnológico da Fiocruz, em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. A produção deve baratear o tratamento de alguns tipos de câncer e doenças inflamatórias, utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O desenvolvimento ocorrerá no Complexo Tecnológico em Insumos Estratégicos (CTIE), que está sendo instalado no Distrito de Inovação e Saúde do Ceará (DIS-CE), com investimento de R$ 1 bilhão.

O complexo deve ampliar a capacidade de produção do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos), que já tem operação em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. 

Entre os ativos que serão produzidos estão os insumos para rituximabe e trastuzumabe, medicamentos utilizados em tratamentos oncológicos.

Também deve haver fabricação de adalimumabe, um medicamento utilizado em pacientes com artrite reumatoide e doença de crohn, com alto nível de inflamação, além do hormônio do crescimento (somatropina) e insulina recombinante. 

O complexo começou a ser construído em junho, com três fases de obras. Serão gerados pelo menos 400 postos de trabalho. A previsão de entrega é fevereiro de 2027. 

Segundo a Fiocruz, pode haver qualificação local dos profissionais, incrementando a capacitação técnica ofertada no Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *