Canadá: Mark Carney eleito primeiro-ministro do Canadá

Mundo

Ontem, domingo (09), Mark Carney foi eleito o novo líder do Partido Liberal do Canadá, conquistando 86% dos votos em uma disputa interna com Chrystia Freeland. Ele sucederá Justin Trudeau como primeiro-ministro do país, após o anúncio de saída de Trudeau, que liderou o país por mais de nove anos.

A vitória de Carney marca um momento histórico: pela primeira vez, o Canadá terá um premiê que nunca ocupou um cargo eletivo.

O economista de 59 anos tem uma carreira notável, com passagens pelos maiores centros financeiros do mundo, como o Goldman Sachs, além de ter presidido o Banco do Canadá durante a crise financeira de 2008 e o Banco da Inglaterra durante o conturbado período do Brexit.

Carney, sem formação política tradicional, destacou-se durante sua campanha por seu perfil técnico e seu posicionamento firme contra as políticas do presidente dos EUA, Donald Trump, que ameaça o Canadá com tarifas elevadas. Em suas declarações, Carney se comprometeu a adotar uma postura retaliatória contra os Estados Unidos, sugerindo tarifas igualitárias para proteger a economia canadense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *