Brasil recebe na França certificado de zona livre de febre aftosa sem vacinação

Agronegócio

O Brasil recebeu nesta quinta-feira (29) em Paris, na França, o certificado de zona livre de febre aftosa sem vacinação. A cerimônia aconteceu durante a assembleia geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Paris, França. O documento que garante a chancela foi entregue ao diretor de defesa Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Marcelo Motta. A delegação brasileira que participa da cerimônia é composta por cerca de 90 representantes, incluindo membros do Mapa e parlamentares ligados à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Na próxima semana, uma comitiva com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, estará na França para a cerimônia oficial de entrega do reconhecimento ao Brasil pela presidente da OMSA, Emmanuelle Soubeyra.

O Brasil se declarou livre da febre aftosa sem vacinação há um ano, após o fim da última imunização contra a doença. A certificação pela OMSA exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados por, pelo menos, 12 meses antes da mudança do status sanitário, o que foi cumprido pelo país.

Agora, com o certificado da OMSA, o Brasil tem o reconhecimento internacional da evolução do status sanitário. O governo e o setor produtivo avaliam que o novo status sanitário deve permitir o acesso das carnes brasileiras a mercados mais exigentes, e mais remuneradores, como Japão e Coreia do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *