Brandão participa da Missa do Vaqueiro, em Colinas, na Expo Codó 2025

Maranhão

O Governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou de eventos em duas cidades do leste maranhense: Colinas e Codó. O primeiro destino foi Colinas, que sedia a 33ª edição da Vaquejada no Parque Onildo Maior. No município, o governador assistiu à Missa do Vaqueiro e acompanhou o início da cavalgada que antecede a Vaquejada.

A Vaquejada de Colinas reúne vaqueiros de todo o território nacional, sendo uma tradição que mobiliza a população e estimula o desenvolvimento da região. A festa movimenta a cidade e serve como vetor de negócios para a economia local. Natural de Colinas, Brandão enfatizou a importância dos eventos para a preservação da cultura e das tradições populares do município.

“Muita alegria fortalecer este evento que é a nossa Vaquejada, acompanhada da Cavalgada. Temos que fortalecer, porque aqui estão as nossas raízes, a nossa cultura, a nossa tradição, e a gente tem que fazer com que isso permaneça para os nossos filhos e netos”, pontuou.

Homenagem na Expo Codó 2025

Na sequência, Brandão prestigiou o penúltimo dia de programação da 5ª edição da Expo Codó. Na mostra, o governador visitou estandes e foi homenageado por uma recente conquista obtida pela pecuária maranhense: o reconhecimento internacional do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

O novo status sanitário foi conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em junho deste ano, durante solenidade realizada em Paris, na França. A certificação internacional permite que a carne exportada pelo Maranhão tenha acesso a mercados que exigem maior controle sanitário.

A homenagem na Expo Codó foi oferecida pela Associação de Criadores do Vale do Itapecuru (Acrivi), em reconhecimento pela conquista sanitária, que possibilita a redução de custos para os produtores e reposiciona a imagem da pecuária maranhense no mercado global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *