O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu, nesta terça-feira (15), à alegação final da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pediu a condenação dele e de outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado. Em entrevista à CNN, Bolsonaro negou a acusação feita pela PGR e criticou a investigação da Polícia Federal sobre as supostas tentativas de abolição do Estado Democrático de Direito.
” Eu estou indignado [com as alegações finais da PGR]. Que acusação é essa? Que fumaça é essa? Querem me condenar a 43 anos de cadeia por isso? Não houve nem tentativa, nem cogitação de nada “, afirmou.
Caso seja condenado pelos cinco crimes dos quais é acusado, Bolsonaro pode pegar até 43 anos de reclusão, em caso de penas máximas. Os outros sete réus do chamado “núcleo crucial” também podem ser condenados pelos mesmos crimes, assim como pedido pelo Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.
Os crimes que os oito são réus no Supremo Tribunal Federal são: liderança de organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência ou grave ameaça; e deterioração de patrimônio tombado.