O asteroide de cerca de 10 metros que foi apelidado de “segunda lua” ao orbitar a Terra por algumas semanas em 2024 pode ter mais a ver com nossa Lua do que se imaginava antes.
Um estudo publicado no Astrophysical Jounal Letters reúne evidências que indicam que o asteroide 2024 PT5 tem origem próxima: ele parece ser um pedaço de rocha quebrada que se soltou da superfície da Lua e foi ejetado para o espaço após um grande impacto.
“Tínhamos uma ideia geral de que esse asteroide poderia ter vindo da Lua, mas a prova cabal foi quando descobrimos que ele era rico em minerais de silicato — não do tipo que é visto em asteroides, mas aqueles que foram encontrados em amostras de rochas lunares”, falou Teddy Kareta, astrônomo do Observatório Lowell no Arizona, que liderou a pesquisa, à Nasa.
Dia desses, conversando com uma vidente, me garantiu de pés juntos que era o fim da humanidade, que esse asteróide colidiria com a Terra em 7 anos… Pois é… daí vem a ciência e esclarece os fatos e derruca a crendice, que não pode ser chamada de fé. Estou certo?