Apagão na Espanha e Portugal

Mundo

A princípio, circulou que um ataque hacker poderia estar por trás do apagão massivo que atingiu Portugal e Espanha na manhã desta segunda-feira (28). Autoridades negaram. E a operadora elétrica de Portugal declarou que o apagão ocorreu por conta de uma falha na rede espanhola causada por um fenômeno atmosférico raro. A falha no abastecimento de energia começou por volta das 11h30 (horário local) e ainda não foi restabelecida.

Apagão na Espanha e Portugal: o que se sabe

A REN, Redes Energéticas Nacionais, operadora elétrica de Portugal, declarou que o apagão ocorreu no país por conta de uma falha na rede espanhola. Essa falha teria ocorrido por conta de um fenômeno atmosférico raro chamado “vibração atmosférica induzida”.

“Devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 KV)”, informou a REN. A restauração completa da rede elétrica do país pode levar até uma semana, segundo a operadora.

Além disso, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) informou que não foram identificados indícios que apontem para ciberataque na falha da rede elétrica.

A vice-presidente da Comissão Europeia, Teresa Ribera, declarou que não “há indícios” que o apagão tenha sido “provocado”.

De acordo com o ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, o problema também afetou partes da Alemanha, França e Marrocos.

O que você precisa saber?

  • Apagão geral afeta países da Europa;
  • Portugal e Espanha são os mais afetados;
  • Transportes e comunicações estão fora do ar;
  • Energia pode demorar de seis a dez horas para voltar em países afetados.

Apagão afeta comunicações e transportes

O apagão desativou linhas telefônicas e semáforos. Há relatos de pessoas presas em vagões de metrô e hospitais com problemas devido à falta de energia. Nos aeroportos, o check-in está sendo feito manualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *