Antônio Fiúza destaca potencial de investimentos na mineração do Piauí

Desenvolvimento

O advogado e especialista em direito internacional privado, com foco em investimentos internacionais, Antônio Fiúza, compartilhou sua visão sobre o impacto e as oportunidades do Projeto de Lei Estadual de Mineração durante o evento “Transformando a Mineração no Piauí: Apresentação de Propostas para o Setor”, realizado nesta sexta-feira (31/01). Fiúza expressou otimismo em relação às propostas apresentadas e ressaltou a importância de mudar a percepção sobre a mineração, abordando tanto os desafios quanto às perspectivas de desenvolvimento.

Fiúza iniciou sua fala destacando a relevância do evento e a sintonia entre as propostas discutidas e suas próprias observações no campo da iniciativa privada. “Eu fiquei muito feliz com esse evento hoje, as propostas que foram colocadas e as pretensões, porque alguns pontos que foram colocados eram questões que eu já tinha em visão dentro da iniciativa privada”, afirmou, referindo-se à discussão sobre os impactos ambientais da mineração. O especialista fez uma reflexão sobre a percepção de que a mineração seria mais destrutiva para o meio ambiente do que outras atividades, como o agronegócio.


“Do meu ponto de vista, ela destrói até menos do que o agronegócio. Por exemplo, enquanto uma área de mineração de 100 hectares pode ser muito produtiva financeiramente, para o agronegócio, para ser produtiva financeiramente em larga escala, ela necessita de 50, 100 mil hectares”, comparou Fiúza, defendendo que a mineração, quando bem regulamentada, pode ter impactos ambientais menores do que muitas outras práticas. Ele enfatizou que essa visão equivocada sobre a mineração precisa ser desconstruída, como foi abordado durante o evento.

Reproduzido a partir do: 180graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *