O temporariamente presidente interino da República, Geraldo Alckmin (PSB), vem ao Nordeste nesta sexta-feira (6) para tratar de temas centrais ao desenvolvimento da indústria nacional. Com agenda marcada em Pernambuco e na Paraíba, Alckmin participa de eventos que envolvem desde a inauguração de uma grande estrutura industrial até um debate estratégico sobre o chamado “Custo Brasil”.
A primeira parada é em Belo Jardim (PE), no Agreste, onde o Grupo Moura inaugura sua nova Unidade de Reciclagem e Metais, voltada ao reaproveitamento de chumbo. A princípio, o investimento de R$ 850 milhões não só fortalece a cadeia produtiva da reciclagem no Brasil, como também dobrou a capacidade de reaproveitamento de chumbo da empresa. Dessa forma, o projeto gerou mais de 300 empregos diretos e indiretos e representa um avanço importante na chamada indústria verde.
Debate sobre indústria na Paraíba
Na sequência, Alckmin desembarca na Paraíba, já na condição de presidente interino — o presidente Lula está em viagem oficial à França. Na cidade de Campina Grande, ele participará do evento “Diálogo Sobre a Competitividade, Combate ao Custo Brasil”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Nordeste Forte. Em suma, o foco será discutir soluções para reduzir entraves estruturais, burocráticos e logísticos que afetam o setor produtivo brasileiro. O encontro reunirá empresários, gestores industriais, parlamentares, lideranças políticas e representantes de instituições públicas e privadas. A ideia é debater medidas práticas que estimulem a competitividade das empresas nordestinas, promovendo inovação, infraestrutura e produtividade com base em diagnósticos reais da indústria local.