Durante encontro com executivos da Águas do Piauí nesta segunda-feira (25), o governador Rafael Fonteles anunciou que a concessionária de saneamento preparou um planejamento de obras e ações para o enfrentamento à estiagem neste segundo semestre, o período mais quente do ano no Piauí. Segundo o chefe do executivo estadual, está projetado um investimento superior a R$ 80 milhões.
Participaram da reunião com o governador o diretor presidente da concessionária, Guilherme Dias, e Danilo César Almeida, diretor executivo. O planejamento da Águas do Piauí está focado em atender comunidades rurais e urbanas, especialmente nos municípios localizados no semiárido. Serão construídos 65 novos poços, limpeza para melhorar vazão em 213 poços, 12 reservatórios do tipo contêiner, novas estações móveis de tratamento de água e R$ 45 milhões em carros-pipa.
“É o maior plano de enfrentamento à estiagem da história do Piauí. Esse é um período difícil de estiagem prolongada, que vem se intensificando desde o ano passado. A Águas do Piauí está dando sua contribuição para aliviar o sofrimento da população que mais sofre com a seca, principalmente na região sul do Estado. Em breve, a empresa vai fazer o detalhamento de todo esse investimento, município por município”, afirmou o governador Rafael Fonteles.
Atualmente, 129 municípios piauienses estão em situação de emergência. De acordo com o diretor presidente da Águas do Piauí, Guilherme Dias, a concessionária está empenhada em fazer o atendimento mais direto junto à população para minimizar os efeitos da seca. “É um investimento maciço feito ainda no primeiro ano de operação para o enfrentamento à estiagem. Vai ser um período difícil, mas vamos fazer um trabalho intenso na zona urbana e zona rural também”, destacou.