O IPAS – Instituto de Pesquisa e Ações Sociais, desenvolveu um projeto para gerar desenvolvimento econômico nos municípios mais carentes dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí, região onde já atua com ações voltadas para o meio ambiente, agora vai implantar as Colméias produtivas. Trata-se de uma parceria entre o IPAS e as Prefeituras interessadas, com apoio financeiro e logístico da Deka-UmweltInvest CF ( fundo alemão que nomeou um representante no Brasil para esta finalidade).
O projeto consiste em cooperativar 20 famílias em cada município conveniado, para oferecer 20 casas populares inteligentes, a serem instaladas em 22 hectares. A Prefeitura transfere a área municipal de sua titularidade para a pessoa jurídica gestora do projeto, com as determinações que seguem: estruturar a área com 01 poço, 200 colméias, 20 divisões geográficas de 100m X 10m cada, para plantio de tangerina ponkan e abacate intercalando com milho, feijão, macaxeira e hortaliças, além de 01 pocilga para 20 animais suínos e um galinheiro para 50 galinhas.
Nas áreas comunitárias (02 hectares) ao redor do poço e das caixas d´água, 100 colméias identificadas.
Este projeto é acompanhado de 06 placas solares para cada casa e 10 placas para bomba e distribuidor de irrigação, além da iluminação das áreas comuns.
Esta parte inicial será custeada entre prefeitura, governo estadual, governo federal e o fundo alemão. O Ipas elabora o projeto e mantém a consultoria pós implantação durante dois anos (tempo em que os abacateiros começam a produzir).