Adote uma árvore! Interprete o paisagismo de sua cidade. Contribua com o futuro!

Meio Ambiente

O Nordeste brasileiro tem um déficit significativo de arborização urbana, com muitos municípios, grandes, médios e pequenos, entre os menos arborizados do país, segundo dados do IBGE. 

Este problema está ligado à injustiça socioambiental, onde as áreas de menor renda e moradia inadequada, têm menos acesso a áreas verdes. Além disso, o clima semiárido com longos períodos de seca, dificulta a manutenção das árvores e a falta de planejamento urbano. Quando a verticalização subtraiu as áreas verdes existentes, e, as políticas públicas não atentaram para a defasagem e deixaram o setor imobiliário tomar de conta, a qualidade do ar gritou e começou a atrapalhar o desenvolvimento.

Ao invés de continuar prejudicando a qualidade de vida e a biodiversidade local com práticas alheias à qualidade de vida, O IPAS – Instituto Pesquisa e Ação Social vem, conjuntamente com a TV Poty Web, apresentar uma campanha de integração ambiental, colocando sociedade, estado, municípios e empresariado para disparar uma ação conjunta de reordenamento ambiental urbano.

Trata-se da campanha: “Adote uma árvore”.

Após um estudo (Inventário) de ubicação arbóreo, realizado pelo Ipas nas cidades de Fortaleza (Região Metropolitana) e Teresina apresentaremos inicialmente a demanda de árvores floríferas e frutíferas nas principais avenidas das duas capitais. Simultaneamente, além do belo paisagismo benéfico ao desenvolvimento turístico, será contemplado o potencial produtor de oxigênio para atender a demanda humana. Empresas e governos custeiam o plantio e o povo adota a árvore, cujo registro constará na mídia e na placa de identificação, e onde sua responsabilidade será a de manter sob responsabilidade do IPAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *