O primeiro santo millennial será oficialmente canonizado neste domingo (7). Também conhecido como padroeiro da internet, Carlo Acutis já tem uma legião de devotos e ficou famoso por usar seu talento em computação para evangelizar na internet. A cerimônia, conduzida pelo papa Leão XIV, está prevista para começar às 5h, pelo horário de Brasília. Carlo Acutis morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vítima de leucemia. O jovem aprendeu programação para criar sites e divulgar a fé católica. A trajetória dele ganhou notoriedade entre jovens da Igreja como “Padroeiro da Internet”.

Acutis foi beatificado em 2020 pelo Vaticano, após a Igreja reconhecer seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010, em Campo Grande (MS). A mãe de Acutis, Antonia Salzano, disse à agência Reuters que a identificação dos jovens com o filho vem do fato de ele ter levado uma vida comum de adolescente nos anos 2000.
“Carlo era uma criança comum como os outros. Brincava, tinha amigos, ia à escola. Mas a qualidade extraordinária dele foi ter aberto o coração para Jesus e colocado Jesus em primeiro lugar na vida”, afirmou. Com a canonização, ele passará a ser chamado de “santo”. Para a Igreja Católica, essa classificação significa reconhecer que a pessoa viveu de forma santa e está no céu.
Durante o processo de canonização, o corpo de Acutis foi transferido para uma igreja em Assis, na Itália, conforme o desejo dele. O local se tornou ponto de devoção e recebe milhares de fiéis todos os dias.
No túmulo, o corpo do jovem está coberto por um molde de cera que reproduz sua aparência, com blusa esportiva, calça jeans e tênis. Acutis é chamado de primeiro santo “millennial” pelo Vaticano. Millennials são as pessoas nascidas entre o início dos anos 1980 e meados da década de 1990. O rapaz nasceu em 3 de maio de 1991.
Na quinta-feira (4), o Vaticano colocou uma imagem de Carlo Acutis na Basílica de São Pedro, como preparação para a cerimônia deste domingo. A Santa Sé também divulgou que vai lançar um selo especial do jovem para celebrar sua canonização.