As casas de ópera são conhecidas por receber algumas das produções culturais mais importantes da história e continuam a ser centros globais para a ópera e a música clássica na atualidade.
A Sydney Opera House da Austrália (foto principal) embora seja relativamente nova (inaugurada em 1973), é um ícone global tanto pela arquitetura única quanto pela importância cultural na Austrália e no mundo.

A Royal Opera House de Londres é uma das instituições culturais mais importantes do mundo. Fundada em 1732, a Royal Opera House tem uma longa história de apresentações de ópera e balé, tornando-se um símbolo da cultura clássica britânica, Ali foram encenados grandes espetáculos com obras de compositores renomados como Giuseppe Verdi, Richard Wagner, e Giacomo Meyerbeer, além de apresentações de balé, muitas vezes com estrelas internacionais.


Teatro alla Scala (Milão, Itália) – Inaugurado em 1778, é uma das casas de ópera mais famosas do mundo. La Scala é sinônimo de tradição operística e recebe grandes produções e renomados artistas.

Vienna State Opera (Viena, Áustria) – Este teatro em Viena é um dos mais importantes da Europa. A Ópera Estatal de Viena é famosa tanto pela grandiosidade de suas produções quanto por sua programação extensa, com apresentações quase diárias.

Liceu (Barcelona, Espanha) – O Gran Teatre del Liceu é uma das mais importantes casas de ópera da Espanha e da Europa, com uma história rica e uma programação de alto nível.