fApós visita dos vereadores ao aterro sanitário de Teresina, foi protocolado na Câmara Municipal de Teresina um requerimento solicitando à Prefeitura que faça um recadastramento de catadores de lixo ativos na capital. O documento foi proposto pelo vereador Roncallin (PRD) e é destinado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
O último levantamento feito pelo poder público de Teresina sobre a quantidade de catadores de lixo que atuam na capital ocorreu em 2022. Na ocasião, foram identificados 190 catadores ativos. Ao protocolar o requerimento, o vereador Roncallin destacou que o intervalo de tempo levou à alteração no número de famílias, seja por ingresso de novos catadores ou desligamento de outros.

“Torna-se necessária e urgente a atualização desses dados, a fim de garantir uma política pública mais eficaz e condizente com a realidade atual dessa categoria”, afirmou o parlamentar.
No nosso entender esse setor deveria ser terceirizado com uma empresa (existem muitas na Europa que compram os direitos dessas atividades) que além da coleta, faça o manuseio correto, desde a coleta seletiva até o processamento de reciclagem do alumínio, plástico, vidro e lixo orgânico (que gera energia).