Corte de verba federal para a ANP pode afetar os motores dos veículos

Brasil

O governo cortou mais uma vez as verbas do PMQC, o programa que fiscaliza a qualidade dos combustíveis no Brasil. Resultado? A ANP não vai conseguir monitorar os postos neste mês de Julho — justo nas férias, quando todo mundo pega a estrada!

Em 2023, quando o corte já tinha acontecido, 40% dos postos fiscalizados tinham combustível adulterado.

Está se tornando algo recorrente. O Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) vai ser suspenso mais uma vez. A informação foi confirmada na tarde de ontem (23) pela ANP e faz parte de um pacote de medidas emergenciais aprovado pela Diretoria Colegiada da agência para tentar contornar os impactos de novos cortes em seu orçamento.

Segundo o anúncio, as atividades do programa deverão ser paralisadas durante todo o mês de julho.

Essa já é a segunda vez em menos de um ano que o programa é atingido pelos cortes no orçamento da ANP. Nas vezes anteriores que isto ocorreu, floram milhares de motores afetados pela adulteração dos combustíveis levando muita gente a ter que apelar para as oficinas e pagar por consertos caríssimos. A gasolina adulterada deposita borras no fundo do tanque que aumenta a probabilidade de defeitos nos bicos injetores, redução da potência do motor e aumento do consumo. Na maioria das vezes se não for limpo imediatamente pode até bater a máquina em virtude de um superaquecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *