Morreu aos 89 anos Pepe Mujica, ex-guerrilheiro e presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, em sua casa, em Rincón del Cerro, zona rural de Montevidéu.
A informação foi confirmada nesta tarde de terça-feira (13) pelo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, por meio de sua conta oficial no X:
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, postou Orsi.
Em entrevista a uma rádio uruguaia, a esposa de Mujica, Lucía Topolanski, informou na segunda (12) que o ex-presidente estava em fase terminal, recebendo cuidados paliativos.
Luta contra o câncer
Mujica enfrentava um câncer de esôfago desde 2024. No início deste ano, ele revelou que a doença havia se espalhado pelo corpo, afetando também o fígado, e que, por sua idade avançada e doenças crônicas, havia optado por parar o tratamento. Na ocasião, Pepe, que já vivia recluso, pediu que não o procurassem.