Mais um fake presidencial: em Moscou, Lula culpa governo Bolsonaro por fraudes no INSS

Política

Esculhambou de vez !!! Agora, o presidente Lula responsabilizou a gestão de Jair Bolsonaro (PL) pelo esquema de fraude que desviou bilhões de reais dos contracheques de aposentados e pensionistas do INSS. Em entrevista concedida neste sábado, 10, em Moscou, o petista também evitou estabelecer prazos para o ressarcimento das vítimas e defendeu a necessidade de aprofundar as investigações. Devolver ou não vai depender de você constatar a quantidade de pessoas enganadas. A quantidade de pessoas que tiveram o seu nome numa lista sem que elas tivessem assinado”, afirmou o presidente.

Durante a entrevista, Lula fez questão de associar a origem do esquema à gestão Bolsonaro. 

“Graças a Deus, a CGU e a nossa Polícia Federal, no processo de investigação, com muita inteligência, sem nenhum alarde, conseguiram desmontar uma quadrilha que estava montada desde 2019”, disse. 

Na sequência, afirmou: “Vocês sabem quem governava o Brasil em 2019. Vocês sabem quem era ministro da Previdência em 2019. Vocês sabem quem era chefe da Casa Civil em 2019”. A fraude foi revelada no mês passado por uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Os casos surgiram em 2019, sob o governo de Jair Bolsonaro, e aumentaram exponencialmente quatro anos depois, sob o governo Lula. No total, 6 milhões de pessoas vinham sendo descontadas mensalmente em seu salário de aposentadoria, a maioria sem consentimento, comprometendo ao todo R$ 6,3 bilhões. Os descontos só foram alegadamente suspensos em abril de 2025.

Nessa viagem à Russia, Lula fortaleceu sua convicção de mentir pra valer. O que aconteceu foi exatamente o oposto. Uma medida provisória (MP 873) mudava as regras da contribuição sindical paga pelos trabalhadores, pensionistas e aposentados. O texto publicado no Diário Oficial no dia 1º de março de 2019, e deixou bem claro que ficava proibido descontar qualquer quantia dos salários. Mas, como a esquerda faz questão em dizer leis não se cumprem, se burlam. Eis o resultado. Engraçado é que em momento algum ele se referiu, ou citou o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), presidido por João Inocentini e que tem como vice o sindicalista José Ferreira da Silva, o “Frei Chico”, irmão do presidente Lula. E haja fraudes, aos milhões, que o Bolsonaro está aí para saco de pancadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *