Demanda por plantas aromáticas e medicinais cresce no Brasil

Meio Ambiente

A crescente demanda brasileira por produtos naturais, provenientes da produção sustentável, chamou a atenção do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que ampliou a divulgação dos seus trabalhos. Um dos projetos divulgados foi o programa de sistemas de produção de plantas aromáticas e medicinais, desenvolvido pelo Centro de Horticultura do IAC.

Algumas das plantas que ganham novas funcionalidades incluem lavanda, alecrim, manjericão, gerânio e melaleuca, entre outras. A pesquisadora do instituto Eliane Gomes Fabri afirma que a população está procurando consumir cada vez mais produtos naturais. Os tratamentos terapêuticos a base de óleos são uma prova disso.  Assim, com base no estudo das  espécies que se adaptam melhor a cada região, é desenvolvido o cultivo para a produção de óleos essenciais. Nesse sentido, o IAC conta com uma planta piloto para a extração do produto de seus bioinsumos.

De acordo com Eliane, o IAC já possui produtos para consumo humano, mas também para animais de pequeno porte e até mesmo animais de grande porte e da agropecuária. O instituto divulga esse projeto através de cursos e palestra realizados na unidade em campinas ou em outras regiões de acordo com a demanda,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *