A programação incluiu palestras, visitas técnicas, participação em evento regional e mutirões do PopRuaJud. O Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) encerrou, na última sexta-feira (11), a terceira edição de sua bem-sucedida ação itinerante. Ao longo de cinco dias, entre 7 e 11 de abril, a equipe do NEJUR percorreu os municípios de Timon, Caxias e Codó, promovendo uma série de atividades com o objetivo de ampliar o acesso às práticas restaurativas em escolas e comunidades em situação de vulnerabilidade.
A programação da itinerância foi diversificada e incluiu palestras informativas, visitas técnicas a instituições de ensino, participação em um evento regional e a realização de mutirões do PopRuaJud (Programa de Atendimento à População em Situação de Rua). A iniciativa demonstra o esforço do TJMA em consolidar a Justiça Restaurativa como uma política pública efetiva no estado.

Em Timon a jornada teve início com uma visita técnica ao Centro de Ensino Aluízio de Azevedo, onde foram apresentados os projetos “Plantando Valores na Escola” e “Educando para a Paz”. A Unidade Regional de Educação de Timon também sediou a palestra “Dialogando Justiça Restaurativa”, com a participação da juíza Larissa Tupinambá, do juiz da 1ª Vara Criminal de Timon, Rogério Monteles, e diversos representantes da comunidade escolar e da rede de apoio. A equipe do NEJUR ainda realizou alinhamento pedagógico com a Escola José Ribamar Elouf e promoveu reunião com os Conselhos Tutelares da cidade.