Rafael mostra avanços e colhe sugestões para mais investimentos no Vale do Guaribas

Piauí

O governador Rafael Fonteles participou, na tarde deste sábado (12), da plenária do Diálogos pelo Piauí, realizada em Picos, como cidade representante do território Vale do Guaribas, composto por 23 municípios. O evento é uma oportunidade de ouvir a sociedade a respeito das ações esperadas do Governo Estadual em diferentes áreas.

A apresentação foi organizada em sete eixos: saúde e bem-estar; educação inclusiva e de qualidade; justiça e segurança; redução das desigualdades; infraestrutura, inclusão produtiva e transição energética; desenvolvimento socioeconômico; mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos.

Rafael apresentou os principais avanços alcançados por meio de ações do governo em cada área e destacou a mitigação dos efeitos da seca como prioridade no território.

“É o momento de escutar as pessoas, fazer as anotações e tomar a providência de colocar no planejamento aquilo que, porventura, seja prioridade do povo e ainda não esteja no nosso planejamento”, disse Rafael.

O território Vale do Guaribas engloba 23 municípios e tem uma população de 218.862 habitantes. Tem participação de 5,5% no Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí. Na manhã de deste sábado (12), quase 150 conselheiros territoriais e representantes dos 23 municípios da região do Vale do Guaribas estiveram reunidos em Picos.

No encontro foram definidos os pontos da pauta apresentada ao governador Rafael durante a plenária.  Um representante foi nomeado para falar sobre cada eixo.

O secretário de Governo, Ivanovick Feitosa, explicou que a etapa de diálogos servirá para ajuste do Plano Plurianual (PPA), que define objetivos e metas do governo.

“São ações integradas para aproximar a sociedade do governo do estado que farão a diferença no desenvolvimento de Picos e desta região”, avaliou o prefeito Pablo Santos.

O Diálogos pelo Piauí vai chegar aos 12 Territórios de Desenvolvimento do estado. O próximo está previsto para ocorrer em Piripiri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *